Postos do Estado emitem Carteira de Trabalho eletrônica

por Jornalismo CMCM — publicado 07/02/2014 09h00, última modificação 19/10/2016 12h27

A Casa do Trabalhador, em Manguinhos, e a unidade do Rio Poupa Tempo do Cantagalo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já estão emitindo a versão eletrônica da carteira de trabalho. O documento tem foto digital e um código de barras com o número do PIS, o que facilitará o acesso às informações da vida profissional. A iniciativa também tem o objetivo de coibir fraudes. Até março deste ano, os 66 postos do Sistema Nacional de Emprego do Estado do Rio farão a nova carteira de trabalho.

Hoje o trabalhador vem aqui, trás todas as informações, fazemos a portabilidade e os dados vão direto para o ministério. A parceria com o governo federal foi muito importante para que isto desse certo – disse o secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Romay.

A carteira eletrônica fica pronta em um período de até 15 dias após a entrega dos documentos. Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a facilidade na emissão da nova carteira vai beneficiar as pessoas que estão procurando emprego.

 – Uma das vantagens da carteira online é que ela fica pronta muito rapidamente. Assim, o trabalhador que está atrás do emprego não perde uma oportunidade esperando muito tempo para que o documento fique pronto – afirmou o ministro.

Ainda nesta quinta-feira, o ministro e o secretário assinaram um convênio relativo ao Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. O programa foi lançado em junho de 2003 como uma condição fundamental para a superação da pobreza e a redução das desigualdades sociais. O convênio reforça o trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade e segurança, com a erradicação do trabalho escravo e a exploração de mão de obra infantil.

*Fonte: rj.gov.br