Secretário de Meio Ambiente recebe apoio da Câmara para projeto de arborização da cidade

por Jornalismo CMCM — publicado 03/10/2013 13h15, última modificação 19/10/2016 11h27

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Loir G. de Lima, esteve no último dia 01/10 na Sessão Ordinária da Câmara para apresentar aos vereadores e demais presentes o projeto de reurbanização da Avenida Governador Roberto Silveira, no centro da cidade.

De acordo com o Secretário, toda a rua e a calçada estão sendo refeitas. Mas a questão mais delicada são as árvores, principalmente as amendoeiras. Alguns comerciantes instalados na referida avenida solicitaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente um projeto para corte e substituição dessas árvores.

- O objetivo da minha vinda aqui é esclarecer que essa medida se faz realmente necessária. Sabemos que essas árvores, em sua maioria, têm mais de dez anos, mas elas causam danos à cidade. As folhas, que são muito grandes, entopem os bueiros, muitas estão desalinhadas, levantando as calçadas e com parasitas – esclarece Loir.

As amendoeiras serão substituídas por árvores de porte médio, adequadas às calçadas, na Roberto Silveira e em outras ruas do centro. A finalidade do programa de arborização urbana é, a médio prazo, contemplar a cidade com o máximo de árvores com baixo custo de manutenção, proporcionando habitat para a fauna silvestre, beleza para o centro e bairros da cidade, externando qualidade de vida e inspirando aos munícipes o cuidado com as árvores.

Os vereadores acolheram e apóiam a idéia, e sugeriram que o projeto - que será desenvolvido por profissionais da área – se estenda a todos os bairros urbanos do município, envolvendo as escolas como forma de conscientização ambiental das crianças.

Apesar de o departamento de urbanismo da prefeitura ser da Secretaria Municipal de Obras, o Secretário de Meio Ambiente assumiu a responsabilidade de substituir as árvores, de acordo com o que for melhor para a cidade.