Serviço de tomografia móvel chega aos moradores de Cachoeiras de Macacu e região

por Jornalismo CMCM — publicado 06/12/2013 11h15, última modificação 19/10/2016 11h27

Cachoeiras de Macacu recebe a partir desta quina-feira, 05 de dezembro, o serviço de tomografia computadorizada móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aparelho ficará Praça Manoel Dias (Praça da Igreja), permanecendo no local até o dia 14* do mesmo mês. Moradores dos municípios de Teresópolis, Silva Jardim, Magé, Rio Bonito, Friburgo e Itaboraí também serão beneficiados. A previsão é receber 450 pacientes e realizar 500 exames.

O atendimento do serviço vai funcionar das 8h às 18h30 (podendo estender até 19h30) e, aos sábados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possuem, ainda, com vestiário para o paciente.

Agendamento - Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Rapidez e conforto - Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Mais de 80 mil exames - O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS, Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 62.419 pacientes e realizaram 82.073 exames. O outro equipamento fica em Paracambi até o dia 07 de dezembro. 

*O prazo de permanência foi estendido até o dia 21/12/13.

Fonte: rj.gov.br

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.